Plano Marketing Digital: Posicionamento | Consultor Portugal
783
single,single-post,postid-783,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

Plano Marketing Digital: Posicionamento

Plano Marketing Digital: Posicionamento

A importância do posicionamento no plano de marketing digital

É de extrema importância definir o posicionamento da marca ou empresa no plano de marketing, para posteriormente comunicá-lo de forma coerente e consistente ao longo do tempo, através dos diversos canais. Na vida real, a incapacidade de comunicar eficazmente é a razão mais comum para que se desenvolvam problemas governamentais, laborais ou conjugais. No contexto do marketing digital, funciona da mesma forma. Quando uma marca tenta comunicar com os seus potenciais clientes, assume o papel de emissor e os potenciais clientes de recetores. O problema é, que apenas uma pequena fração da mensagem consegue penetrar na mente do consumidor.

 

Qual chave para um posicionamento eficiente?

A chave para um posicionamento eficiente é aceitar as perceções que já estão na mente do consumidor e utilizá-las para estabelecer o posicionamento. Isto é conseguido através da inversão do processo tradicional que tenta buscar o posicionamento no produto e nas suas características assim como na mente das pessoas envolvidas nos processos de comunicação no papel de emissores.
A chave está em inverter este processo e procurar na mente do consumidor, porque as perceções correspondem à realidade. Isto é tão simples como descobrir como é percebida a marca, mas não mais simples do que perguntar às pessoas. É senso comum? O problema do senso comum é não ser comum.

 

Mudar a mente do consumidor

Mudar a mente do consumidor é uma tarefa extremamente difícil e dispendiosa numa sociedade onde existe excesso de comunicação, por isso, começa-se por trabalhar com o que já existe na mente.
As marcas devem tentar estabelecer-se como especialistas numa determinada área, e para conseguirem um posicionamento eficaz, estas têm de tentar escolher um posicionamento que ainda não esteja tomado e segurar essa posição. Com o nível de ruído hoje em dia, torna-se difícil e dispendioso fazer passar a mensagem, tomar e segurar um posicionamento específico ano após ano.

 

Que posicionamento tomar?

Uma empresa ou marca deve decidir e definir quantas ideias (benefícios ou características) vai transmitir no seu posicionamento como “número um” no mercado e persistir na comunicação dos benefícios e características que escolheu. Não conseguirá ser ao mesmo tempo o “mais barato” com a “melhor qualidade”, terá de escolher!

Posicionamentos “número um” incluem “melhor qualidade”, “melhor performance”, “melhor serviço”, “melhor estilo”, “melhor valor”, “preço mais baixo”, “o mais seguro”, “o mais rápido”, “o mais customizado”, “o mais conveniente”, “o mais tecnológico”, “o mais fiável” ou “o mais prestigioso”.

A empresa pode também escolher o posicionamento entre várias possibilidades tais como, os benefícios, utilização ou aplicação, utilização, concorrência, categoria de produto, qualidade ou preço.

A sua empresa tem um plano de marketing digital e um posicionamento definido?
 

Ajude a fazer crescer a nossa comunidade de fãs no Facebook. Visite a página agora!