fbpx
Google Merchant Center, o que é? Saiba como utilizar esta ferramenta.
2640
post-template-default,single,single-post,postid-2640,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

Google Merchant Center

google merchant center

Google Merchant Center

Seja uma pequena empresa ou uma marca multicanal e já com forte nome no mercado, esta ferramenta facilita o trabalho e o crescimento da marca, através de várias funcionalidades, entre elas a Gestão de campanhas e ferramentas de relatórios que tornam mais fácil analisar e comparar a sua marca com a concorrência, descobrir qual a próxima oportunidade e que nicho de mercado se deve investir, assim como facilitar o crescimento da marca e auxiliar a empresa a poupar tempo e dinheiro.

Um guia sobre o Google Merchant Center

Lançado em 2011 com o objetivo de comparar e exibir produtos de diversas lojas virtuais, dando ao consumidor do Google a possibilidade de encontrar um produto diretamente pela busca tradicional, o Google Merchant Center, é uma ferramenta empresarial que facilita a colocação de dados de determinados produtos no Google, dados estes que consistem, nomeadamente nas suas características e funcionalidades assim como o preço e a marca fabricante, sendo atualmente o melhor sistema informático da área e opção mais viável para as marcas. A colocação destes dados em superfícies do Google, permite que os potenciais consumidores visualizarem os determinados produtos da sua loja em várias plataformas da Google, sejam estes resultados patrocinados e não patrocinados, estes produtos irão posteriormente aparecer na Pesquisa Google e nas Imagens do Google, como forma de sugestão para os consumidores, promovendo assim o produto automaticamente aos olhos do público-alvo. O Sistema permite assim transmitir ao Google que a marca tem um produto para vender, fornecer ao Google as informações necessárias para criar um anúncio e permitir que o Google encontre e conheça qual o nicho de mercado e quais os possíveis consumidores são mais adequados para a compra do artigo, através das informações partilhadas pela loja ou marca no GMC.

O Google Merchant Center ajuda então a marca, ou a loja a colocar as informações dos produtos no Google e a disponibilizá-las aos compradores de forma direta e automática. Assim, todas as informações relativas aos seus produtos e lojas estão disponíveis para os clientes quando estes pesquisam numa Propriedade da Google sobre determinado produto.

Para utilizar o sistema, é necessário inicialmente criar uma conta Google e sincronizá-la com a plataforma GMC, é recomendável utilizar para este sistema a mesma conta utilizada para o Google, pois facilita o trabalho e a organização das informações, sendo apenas necessário carregar na opção de vinculação de contas.

A próxima fase é a verificação da conta, isto não é nada de extraordinário, inclusive é deveras comum para vários sistemas atualmente. A verificação da conta é feita ao navegar até ao separador “informações comerciais”, na coluna da esquerda, e selecionar “site”. Posteriormente, a conta deverá ser verificada através de um dos seguintes métodos:

– Transferência de um código HTML e adicioná-lo ao arquivo do tema site na tag <head>;

– Verificação por meio de um arquivo HTML enviado para o site;

– Verificação da conta por meio do Google Analytics;

– Verificação através do Google Tag Manager.

A seguinte fase é a configuração de impostos que devem ser configuradas no Google Merchant Center. Para esta fase, clique no separador “impostos”, encontrado no menu de navegação à esquerda, este processo também é obrigatório pois o Google, não permite a exibição de campanhas até que estas informações sejam devidamente preenchidas. Após a configuração dos impostos, também devem ser preenchidas as informações relacionadas com o envio dos artigos, nomeadamente é necessário preencher os locais, pesos e diferentes opções de envios que a marca irá oferecer.

Após ter a conta operacional, procede-se para a partilha das informações e dos produtos no sistema. Existem três formas principais que permitem a colocação dos dados no Google Merchant Center (GMC):

– Automática entre os sites – a forma mais simples de colocar os dados dos produtos online, sem ser necessário grande esforço. Com esta forma,

Com os feeds automáticos, é mais fácil enviar dados do produto para o Google. Isso ajuda os clientes a encontrar informações sobre os produtos em vários pontos de contato do Google, alcançando novos clientes.

Os feeds automáticos recorrem a um recurso intitulado de “Rastreamento de site”, que utiliza dados estruturados e informações, para extrair as informações atualizadas sobre os produtos mais relevantes do site da marca.

Para que os rastreamentos de site funcionem nos Feeds automáticos, é necessário adicionar dados estruturados do schema.org a todas as páginas de destino dos produtos no site.

Depois de adicionar a marcação de dados estruturados ao site, o método de entrada de feed “Rastreamento de sites” estará disponível na conta do Google Merchant Center quando criar um novo feed principal. Desse modo, os dados do produto serão localizados na secção “Feeds” da conta.

Caso aconteça algum erro durante a opção “Rastreamento de sites” é necessário verificar os seguintes dados:

– Se os dados foram colocados de forma correta em todos os campos de preenchimento obrigatório;

– Se o feed foi removido da conta

– Se a conta Google não está suspensa;

– Se as configurações de robots.txt estão corretas.

Após a ativação dos Feeds automáticos através deste método, será possível monitorar os dados do produto na secção da página intitulada de Products do Google Merchant Center. Também é possível resolver problemas relacionados com a colocação de dados na página Diagnosis ou analisar as recomendações de melhorias na secção Oportunities Os dados serão atualizados regularmente, consoante o tráfego que o site receber do Google.

Também é possível atualizar os dados do produto no Google Merchant Center utilizando os feeds complementares. Os feeds complementares fornecem mais informações, e podem ser utilizados com mais frequência ou enviar outros detalhes que não fazem parte do feed principal.

Para remover os artigos do GMC através deste método, é necessário:

– Utilizar o atributo de  [excluded_destination] no feed complementar.

– Para desactivar o rastreamento do produto no futuro e remove-lo completamente do Google Merchant Center, utiliza-se a marcação de dados estruturados para marcar a disponibilidade do produto como “Discontinued.”

– Se o artigo for para ser excluído e não voltar a ser apresentado pelo Google, deverá ser adicionado o atributo “noindex” à página de destino do produto. Isso removerá a página de todas as experiências no Google, incluindo a pesquisa na Web.

Um outro método para a colocação dos artigos é adicionar os produtos diretamente no Google Merchant Center

Este é um processo mais simples de fornecer dados do produto na conta do Google Merchant Center, adicionando os produtos diretamente no sistema, ou seja adiciona-se as informações de produtos individuais sem ser necessário criar e enviar um novo feed nem recorrer a uma folha de cálculo. Depois de adicionar os produtos à conta do GMC, é possível editar os artigos individualmente. Além disso, é possível usar uma combinação de feeds e uploads de produtos individuais.

Para que este método funcione, é necessário adicionar as informações de produto individuais, através de uma secção presente na conta do Google Merchant Center, esta secção que permite inserir manualmente os dados de produto para um determinado artigo. Porém é necessário ter em conta, que através deste método, as informações do produto criadas diretamente no GMC, não estão disponíveis para anúncios de inventário local, não podem ser combinadas com feeds de inventário, apenas podem ser artigos que não estejam limitados por uma data de validade, assim como as contas de múltiplos clientes não se qualificam para fazer uploads de dados de produtos individuais.

A forma final de adicionar dados dos artigos ao Google Merchant Center, é através de uma folha de cálculo, embora esta seja a mais trabalhosa, permite um maior e mais minucioso controlo das informações e dos artigos individuais Através deste outro método de colocação de dados, a criação de uma folha de Excel, permite que os dados sejam colocados manualmente e individualmente na folha e posteriormente atualizados para a plataforma.

Neste método, é necessário seguir o guião da plataforma, colocando os dados requeridos pelo “Guião” da ferramenta, sendo alguns dados obrigatórios e outros dados sendo apenas opcionais.

Entre os dados obrigatórios encontramos:

– A colocação do nome do produto;

– A sua referência ou número de identificação;

– A sua descrição;

– A hiperligação que irá direcionar o cliente diretamente para a página Web onde se encontra o artigo exposto;

– O estado e a condição do produto;

– O seu valor monetário;

– A disponibilidade do produto na loja, se este se encontra em stock ou esgotado;

– Uma imagem do artigo;

-A marca que o fabricou

Os dados complementares que poderão ser fornecidos, serve, para facilitar a criação do anúncio da parte do Google, assim como um elo de comparação entre o artigo em exposição e os artigos concorrentes, estes dados secundários são:

– Datas de venda

– Dimensões de envio e tempo mínimo em manuseio

– Categorias de tamanho para itens de vestuário

– Imagens adicionais do produto

– Classe de eficiência energética

– Categorias gerais de produtos

– Intervalos de datas em que seus produtos estarão disponíveis

Após a colocação destas informações obrigatórias para o correto funcionamento da plataforma, é necessário atualizar e sincronizar a informação entre a folha de cálculo e o Google Merchant Center. Isto é possível, através da plataforma, abrindo o separador products, dentro da página do GMC, seguindo para a opção intitulada de Feeds, quando esta página aparecer no seu monitor, irão aparecer as diferentes marcas, ou lojas, com quem está a trabalhar no Google Merchant Center, clicando no nome da marca ou loja que pretende atualizar os seu dados, irá aparecer no canto superior direito, a opção de Fetch Now, esta é a opção que irá realizar um diagnóstico para encontrar erros nos imputs durante a colocação dos dados, se estes erros existiram, a própria aplicação irá mostrar onde estes foram cometidos para serem facilmente corrigidos.

Após a correção dos erros, ou se não existirem nenhum, a aplicação irá sincronizar os dados e demonstrará o número de artigos que foram corretamente colocados no GMC através da folha de cálculo.

Em suma, o Google Merchant Center, atualmente pode ser considerado o sistema mais completo e mais favorável para a criação de anúncios no Google, sendo fácil de utilizar que permite a publicação de anúncios detalhados dos determinados artigos, designados por  anúncios de listagem de produtos.

O Google Merchant Center é então uma ferramenta fundamental, que permite o envio de dados duma loja online e respetivos produtos para o Google e disponibilizá-los no Google Shopping  e outros serviços, mostrando-os também como sugestões a potenciais consumidores que se encontrem no nicho de mercado pretendido, alcançado assim um maior público que pode originar um aumento nas vendas, sendo sem qualquer dúvida um sistema essencial para todas as marcas que pretendam investir nas vendas online.