fbpx
Google Ads, o que é e como funciona? Ivo Pontes - Digital Marketing
778
post-template-default,single,single-post,postid-778,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

Google Ads – Como funciona?

Google Ads – Como funciona?

O que é o Google Ads e como funciona?

O Google Ads é a plataforma de publicidade online da Google que permite levar pessoas interessadas nos seus produtos ou serviços para o seu website tirando partido dos milhões de pesquisas feitas no Google todos os dias. Permite à sua empresa colocar os anúncios na parte superior ou inferior das páginas dos resultados do motor de pesquisa Google. As palavras-chave que melhor definem os seus produtos ou serviços ativarão os anúncios num contexto relevante para os seus potenciais clientes.

Quando alguém pesquisa por “comprar casa em cascais” o motor de pesquisa Google “varre” a internet à procura dos resultados mais relevantes. O Google Ads torna o seu anúncio visível mesmo que o seu website não esteja nos primeiros resultados da pesquisa orgânica. Os potenciais clientes encontram os anúncios dentro do contexto da sua pesquisa aumentando a probabilidade de se tornarem clientes.

 

Segmentação geográfica e programação horária e diária

Se o objetivo é atrair clientes dentro de um raio de ação específico, por exemplo escolher determinados países, regiões ou apenas anunciar na sua cidade poderá fazê-lo. Assim como definir os dias e as horas em que os anúncios são ativados. Otimize e poupe dinheiro!

 

Rede de parceiros Google

Os seus anúncios poderão também ser visualizados em milhares de websites que estão relacionados com as pesquisas feitas pelos seus potenciais clientes, por exemplo se alguém pesquisar por “clínica massagens terapêuticas”, o seu anúncio será ativado em websites cujo conteúdo se refira à saúde, bem-estar ou fitness.

 

Quanto preciso de investir?

Ao fazer o setup de uma campanha, define o valor que está disposto a gastar e só paga quando alguém clicar num anúncio e visitar o seu website. Agora que sabe o que é e como funciona o Google Ads, poderá concluir que é uma excelente ferramenta de marketing para fazer crescer o seu negócio ao atrair clientes de uma forma contextualizada. Atrair de forma qualificada, potenciais clientes que estão de facto à procura dos seus produtos ou serviços. Uma forma não intrusiva de fazer publicidade!

O Google Ads funciona de forma pré-paga — ou seja, o usuário determina o valor máximo que deseja pagar por cada clique no seu anúncio durante um mês, e o Google desconta essa quantia do crédito pago por um cartão de crédito por exemplo.

 

Factos importantes

– O estudo do mercado e planeamento estratégico são elementos chave para a construção de campanhas Google Ads.
– A pesquisa de palavras-chave é fundamental para o sucesso sendo que, as campanhas podem conter milhares de palavras e expressões-chave genéricas e de cauda-longa. É de destacar também a importância das palavras-chave negativas.
– As ferramentas que o Google Ads disponibiliza permitem observar de que forma a sazonalidade afeta o volume de pesquisas online, reflexo do mundo offline.
– Existe um número de vantagens ao observar os meios de comunicação em massa em busca de tendências que poderão influenciar as pesquisas online.
– Diferentes cenários sugerem a utilização de diferentes dispositivos por isso a predisposição de um potencial cliente que utiliza um computador de mesa não é a mesma de alguém que está no telefone.
– Devem ser desenvolvidas páginas de destino específicas para cada anúncio visando a redução da dissonância cognitiva, isto é, a diferença entre aquilo que é esperado e o que acontece de facto, levando a uma boa taxa de conversão.
– As campanhas Google Ads podem auxiliar as práticas SEO (otimização para motores de pesquisa) ao identificar palavras-chave com elevado potencial.
– É importante monitorizar o desempenho das campanhas, recolher informação e melhorá-las para uma melhor performance no futuro.

Entre em contacto connosco para desenvolver a sua estratégia Google Ads.