Estratégia - Social Media Marketing - Ivo Pontes - Marketing Digital
964
single,single-post,postid-964,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

Estratégia – Social Media Marketing

Estratégia – Social Media Marketing

Estratégia de Social Media Marketing: 4 Passos

Não é uma questão de definir ou não uma estratégia de social media, é sim uma questão de quando é que vai formalizar a integração deste canal digital (social) tão importante com a sua estratégia global numa lógica de gerar mais valor para o seu negócio ao incrementar mais tráfego qualificado. Atualmente é tão importante quanto ter um número de telefone e email para comunicar. Lembre-se… os portugueses já passam mais tempo na Internet que a ver TV de acordo com o estudo da Marktest.

 

1. Pesquisa

Independentemente da sua área de atuação tenha noção do ambiente que o rodeia! Sinta o pulso ao mercado e esteja atento a novas tendências. Dito isto, estude este novo contexto de envolvimento com os consumidores. Estude o mercado digital e aprenda sobre os jogadores, saiba como estes atuam no meio social online, que tipo de conteúdo partilham, com que frequência e como interagem com os consumidores. E acima de tudo conheça as características demográficas e comportamentais do seu cliente-alvo.

 

2. Objetivos

Utilize a metodologia SMART para a definição de objetivos no sentido de idealizar objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e orientados no tempo. Por exemplo, “aumentar o número de contactos mensais provenientes do Facebook de 2 para 10 é um bom objetivo” ao passo que “aumentar o número de fãs” poderá ser pouco substancial. A definição de objetivos ajudá-lo-á a colocar uma série de questões em perspetiva.

 

3. Ação

Esta é a parte favorita de qualquer estratega. Nesta fase são conceptualizadas e implementadas táticas com base na estratégia delineada em função dos objetivos propostos. Comece por determinar as redes sociais que fazem sentido para o seu negócio consoante a informação recolhida na fase de pesquisa. Defina um orçamento! De seguida determine qual o conteúdo que deverá produzir e veicular em cada uma dessas redes, frequência, idiomas e o alcance geográfico que gostaria de ter. Tire partido também das plataformas de publicidade para que, para além de publicar conteúdo orgânico passível de resolver problemas para a sua audiência-alvo, consiga também alcançar mais pessoas e promover efetivamente os seus produtos e serviços com base em critérios de segmentação.

 

4. Controlo

Queremos resultados! Se ao final do dia não obteve os resultados que queria, arrume as suas coisa e vá para casa, analise os resultados, repense a sua estratégia e tente novamente. Não existe nada de errado neste cenário, é um processo! Hiper-acelerado pelas novas tecnologias de acompanhamento de performance. Atualmente tem toda a informação que necessita para delinear e ajustar a sua estratégia social. Estude a informação que lhe é devolvida em resultado das suas ações. Defina os indicadores de performance que achar mais adequados para o seu negócio como o número de reservas, receita em euros, pedidos de contacto através dos formulários do website, chamadas telefónicas ou subscrições de newsletter. Decida como quer controlar as suas ações sociais na internet. Para o efeito existem várias plataformas de recolha e análise de dados que integram vários canais como é o caso do Google Analytics ou Adobe Marketing Cloud.
 

Ajude a fazer crescer a nossa comunidade de fãs no Facebook. Visite a página agora!