Marketing Digital Imobiliário em Portugal | Consultor Marketing
523
single,single-post,postid-523,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

Marketing Digital Imobiliário

Marketing Digital Imobiliário

O mercado Imobiliário

O marketing digital aplicado no contexto do setor imobiliário não é novidade para as empresas do setor afirmadas como líderes de mercado, pelo que para manter a liderança é crucial saber quais as últimas tendências em termos de estratégia de negócios e comunicação.

Para os empresários que se estão a iniciar na jornada imobiliária ou já estão no jogo há muito tempo e querem virar uma página nova, é necessário relembrar que lá vai o tempo das brochuras e cartazes.

Agora a estratégia de negócios sugere um novo tipo de comunicação, que é digital, altamente volátil, dinamizada e segmentada de forma extrema para chegar à audiência certa no momento certo.

 

Marketing Digital

Saiba como promover bens imobiliários, bem como oportunidades e benefícios de investimento com recurso a técnicas de marketing digital.

Ao assumir que a estratégia genérica do seu negócio é sólida, este artigo aborda apenas o marketing na vertente comunicativa no meio digital.

Este é um empreendimento que requer em primeira instância o desenvolvimento de um website como ponto de convergência entre as iniciativas de comunicação, uma plataforma que permita gerir propriedades com o mínimo esforço e perda de tempo e em segundo lugar uma estratégia de marketing digital definida.

Existem várias soluções no mercado relativamente à construção de websites “low cost”, contudo nenhuma delas é passível de ser otimizada de forma eficiente no sentido em que se pretende aproveitar todo o potencial da plataforma, sendo que por norma este tipo de soluções apresentam várias limitações.

Por outro lado, tão importante quanto o website em si, é fazer com que os potenciais clientes que procuram no Google por propriedades em Portugal. Por exemplo, através de expressões chave como: “buy villas in algarve”, consigam encontrar o website no topo dos resultados.

 

Leads Via Motores de Pesquisa

Para conseguir um posicionamento de topo nos motores de pesquisa é necessário levar a cabo uma tarefa complexa denominada Otimização para Motores de Pesquisa (SEO). Sendo que, os algoritmos dos motores de pesquisa que determinam o posicionamento, também eles são complexos, bem como os fatores que o influenciam. Neste contexto, seguem-se alguns fatores.

A pesquisa de palavras-chave representa o alicerce no que concerne às seguintes táticas, pelo que deve ser efetuada antes da sua implementação.

– Inclusão da palavra-chave que melhor representa o negócio, no domínio.*
– Antiguidade do domínio.
– Escolha de um domínio de topo (.co.uk, .com, .fr, etc.).
– Tags de títulos e descrições para cada página, h1 e h2, idiomas, etc.
– Densidade de palavras-chave e extensão de conteúdo.
– Velocidade de carregamento do website, frequência de atualizações e localização do servidor.
(Estes são apenas alguns dos 200 fatores identificados.)

*Ainda recomendado, embora discutível na medida em que o branding ganha terreno, sendo que existem domínios de marcas com posicionamentos de topo que não incluem quaisquer palavras-chave relacionadas com a sua atividade. O domínio é apenas a marca XPTO, por exemplo www.xpto.com.

Nota: Existem dois tipos de otimização: On-Site e Off-Site. A primeira tipologia designa a otimização a nível da plataforma ao passo que a segunda está relacionada com fatores externos como a Construção de Links e presença nas Redes Sociais.

Fontes: Backlinko, Search Engine Journal, Entrepreneur

 

Portais Imobiliários, Artigos e Notas de Imprensa

Ter uma estratégia de Construção de Links é também crucial para um bom posicionamento nos resultados orgânicos. Os motores de pesquisa interpretam estes links que têm como destino o seu website como um voto de confiança premiando o website com uma boa indexação de páginas.

Dica: Num registo mais simples, tire partido os portais imobiliários, estes foram desenvolvidos para submeter informação relativa a imóveis. Escreva artigos e lance notas de imprensa (tire proveito dos contactos que fez anteriormente com membros da imprensa).

 

Leads Via Google AdWords

Até agora, abordámos os resultados orgânicos, que são o resultado da Otimização para Motores de Pesquisa. De seguida, vamos abordar os resultados pagos que são representados pelos anúncios que surgem por cima dos resultados orgânicos e no lado direito das páginas de resultados do motor de pesquisa (SERPs), atualmente com uma indicação a amarelo ou verde que diz “anúncio”. Veja aqui o exemplo!

Estes anúncios (AdWords) são tão importantes quanto a otimização do website na medida em que vão gerar um tráfego massivo de leads para o website.

O Google AdWords é o programa de anúncios pagos que apresenta melhores taxas de conversão, sendo que este é recomendado no contexto de pesquisa onde se pretende obter uma resposta direta por parte dos potenciais clientes que pesquisam por oportunidades de negócio em Portugal.

Por outro lado, é recomendado gerar notoriedade através de peças de comunicação como banners com imagens de propriedades, por exemplo e vídeos.

 

Leads Via Facebook Ads

O Facebook disponibiliza também um programa de publicidade online (Facebook Ads) que permite segmentar os anúncios utilizando critérios de segmentação Geográfica, Demográfica e Comportamental.

Exemplo: Segmentar anúncios para uma audiência do género masculino e feminino, dos 35 aos 55 residentes no Reino Unido e França, casados, com curso superior e que tenham como interesses Portugal e Algarve.

Esta é também uma forma de aumentar o tráfego para o website, logo, a probabilidade de venda.

 

Marketing de Conteúdo

Relativamente ao conteúdo a incluir no website. As imagens devem ser apelativas e de alta qualidade, os textos devem conter todos os detalhes sobre cada imóvel, cuidados e ilustrativos. E vídeos, que são o seu instrumento de venda mais poderoso!

Crie artigos para o seu Blog ou Vlog (vídeo blog). Escreva de forma otimizada ao usar as palavras resultantes da pesquisa de palavras-chave para alavancar a sua presença nos resultados da pesquisa orgânica. Escreva sobre os Locais, as Pessoas, as Escolas, Serviços Disponíveis, Segurança, Atividades, Eventos, Cultura, Gastronomia, etc.

 

Email Marketing

Já tem uma base de dados? Se sim, tire o máximo partido no que diz respeito às cross e up-sales. Se não tiver uma base de dados, comece agora a recolher os contactos dos seus clientes e tente segmentar o melhor que conseguir, pelo que aumentará a eficiência da comunicação ao fazê-lo. Saiba mais sobre email marketing!
 

Ajude a fazer crescer a nossa comunidade de fãs no Facebook. Visite a página agora!